Home » Notícias » Seguro de P&I é novidade na cobertura para riscos marítimos

Seguro de P&I é novidade na cobertura para riscos marítimos

E-mail Print PDF
There are no translations available.

Produto do IRB e Mapfre, que antes era encontrado apenas no exterior, é tema de encontro realizado nesta quinta-feira (15/08) em Manaus (AM)

O Brasil tem hoje mais de 4 mil embarcações comerciais, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Muitas, porém, não têm seguro. Uma das explicações era a necessidade de buscar, até o ano passado, cobertura no exterior para os riscos de responsabilidade civil que podem impactar os proprietários dessas embarcações.

De olho nessa fatia do mercado, o IRB Brasil RE e a Mapfre lançaram o seguro Proteção e Indenização (P&I), que oferece cobertura para riscos marítimos, uma modalidade, até então, pouco disseminada no país. Essa novidade será tema do “Encontro Cascos Marítimos”, que acontece em Manaus (AM), nesta quinta-feira (15), e reúne profissionais do setor.

Trata-se de um seguro bastante específico, que fornece cobertura a armadores, operadores e afretadores no que diz respeito às suas responsabilidades por perdas e danos causados a terceiros na operação comercial de embarcações. Antes só encontrado no exterior, o produto contempla embarcações de apoio marítimo – rebocadores e balsas – além de navios de carga, pesca e pesquisa.

De acordo com o gerente de Riscos de Transportes, Marítimos e Aviação do IRB Brasil RE, Flávio Hasenclever Borges, o produto oferece coberturas importantes para embarcações comerciais em operação. “O seguro de P&I garante cobertura para os riscos de responsabilidade civil dos armadores causados pelo navio, seja por colisão a outras embarcações, danos às cargas transportadas, poluição ambiental, avarias ao cais e a docas, lesão corporal da tripulação ou passageiros, entre outros. A apólice oferece um limite de cobertura de até 500 milhões de dólares”, explica.

O superintendente de Seguro Aero, Casco e Transporte da Mapfre, Carlos Eduardo Polizio, considera um avanço a comercialização desta modalidade de seguro no País: “Segundo o Plano Nacional de Logística, o transporte aquaviário é responsável por 16% do total dos deslocamentos de carga no Brasil. Outra atividade de destaque para contratação de seguro de P&I no País é o setor de embarcações de apoio marítimo e portuário, que merecem atenção por parte do mercado segurador”, conclui.

G.R
Revista Apólice